5 Livros Para o Empreendedor Iniciante

Sonha em empreender? Vou apresentar 5 livros que fizeram muita diferença em minha vida quando comecei a empreender, portanto são leituras ideais para quem está querendo iniciar seu próprio negócio.

E ao final do artigo vou ensinar algumas dicas para o tipo de pessoa que não curte muito ler, dica de uma estrategia para você pode ler livros mesmo não gostando.

Livro 1 – Pai Rico, Pai Pobre

“Pai rico, pai pobre” de Robert Kiyosaki é um livro base, todo mundo deveria ler, se você tem filho é um livro que acredito que é o ideal para as primeiras leituras da adolescência. O livro fala principalmente sobre a corrida dos ratos, de como é que as pessoas estão vivendo uma vida correndo em círculos, não conseguem conquistar dinheiro, vivem para pagar dívidas, ganha dinheiro pra pagar dívidas. O livro fala bastante sobre ativo e passivo na vida financeira, conceito fundamental para quem quer enriquecer.

Livro 2 – A Startup de 100 dólares

O segundo livro que eu indico se você está querendo começar a empreender, é o livro “A startup de 100 dólares” de Chris Guillebeau, este livro é bastante apropriado para iniciantes, ele fala muito sobre como é que você pode iniciar seu negócio (não necessariamente uma startup) com bem pouco dinheiro.

Quando eu comecei a imaginar em fazer uma empresa, arquitetar um negócio, eu achava que precisava de bastante dinheiro pra realizar isto, e a verdade é que você não necessita de bastante dinheiro, e neste livro o escritor evidência um monte de exemplo de indivíduos que começaram um negócio com bem pouco dinheiro, e que tiveram bastante sucesso, por isso este é um livro muito recomendado.

Livro 3 – Trabalhe 4 Horas por Semana

Outro excelente livro é o “Trabalhe 4 horas por Semana” do Tim Ferris, ele fala muito sobre o conceito de novos ricos, que é a possibilidade de ter liberdade de tempo, liberdade financeira, liberdade geográfica, que são questões que eu acredito bastante. Esse conceito foi importante na criação do curso Programa Novos Ricos do empreendedor digital João Pedro, recomendo inclusive que você conheça esse treinamento de marketing digital focado em afiliados.

O conceito de Novos Ricos eu aprendi nesse livro, eu não sabia que tinha essa oportunidade de trabalhar em qualquer lugar, de ter liberdade, de conceder muito valor ao tempo. Tim Ferris mostra na prática como ele criou um empresa que conseguiu terceirizar quase tudo, possibilitando uma incrível viagem ao mundo.

Livro 4 –  O Mensageiro Milionário

O quarto livro é o “O Mensageiro Milionário” de Brendon Burchard, um livro que eu li no começo da minha jornada, há aproximadamente dez anos.

O livro ensina como você pode rentabilizar sua mensagem e receber bastante dinheiro com ela. A ideia central é que se você possui um conhecimento em qualquer setor, e você acha que este conhecimento auxilia qualquer pessoa a solucionar uma dificuldade, o escritor ensina como você pode empacotar este conhecimento, seja dentro de um e-book, de um curso, ou de qualquer consultoria, e vender por uma quantidade considerável de dinheiro. É um livro bastante interessante para quem quer trabalhar com negócios online que eu gostei muito de ter lido.

Livro 5 – As Armas da Persuasão

E por último, um livro sobre copywriting e gatilho mentais, que é o “As Armas da Persuasão” de Robert Cialdini, que é um livro muito interessante para vendas, tanto para vendas profissionais, porém também para sua vida particular para relacionamentos, afinal somos todos vendedores. É um livro que recomendo muito que você leia, vai auxiliar muito em qualquer estrategia de venda que você faça daqui para frente.

Recapitulando:

  • “Pai rico, pai pobre”;
  • “A startup de 100 dólares”;
  • “Trabalhe 4 horas por semana”;
  • “O mensageiro milionário”;
  • “As armas persuasão”.

Estes são os cinco livros que eu acho relevante para você que está começando o seu negócio!

Dica: escute livros com audiobooks!

Mesmo que você não goste de ler, você ainda sim pode assimilar o conteúdo de milhares de livros com ajuda dos audiobooks!

Os audiobooks são livros em áudio, é bem legal, você pode ouvir se porventura está fazendo um exercício físico, uma caminhada, esperando o ônibus, esperando metrô, etc.

É uma maneira de você adquirir muito conhecimento sem necessitar propriamente estar lendo. Eu não gosto muito de ler, eu prefiro ouvir o audiobook, por isso se você é como eu dê preferência use essa tática.

Dica: escute podcasts!

E outra orientação é seguir podcast. Tem um podcast que se chama de ResumoCast, e é muito bom! Os criadores publicam toda semana o resumo de um livro, a duração do áudio é de mais ou menos 30 minutos, falando sobre os pontos principais daquele livro.

E costumo escutar podcasts e audiobooks constantemente, sempre que vou praticar uma corrida, ir ao supermercado, e no meio da caminhada eu coloco o podcast pra ouvir, sempre andando e aprendendo alguma coisa, dessa maneira em nenhum momento estou perdendo tempo do meu dia. Porém isso só vale para ambiente com pouco barulho, se você andar por ruas com muitos carros não vale a pena, pois pode prejudicar sua audição. Sempre respeito o limite de volume de  audição que seu smartphone indicar.

Outra dica para podcast é aumentar a velocidade de reprodução, deixa 1,5 ou 2 de velocidade pra ficar mais ligeiro, e você escuta um montão de podcast bem rápido e dinâmico, não dá tempo nem de cansar.

Se você conhece um outro livro sobre negócios e empreendedorismo que acha legal estar na lista, escreve embaixo nos comentários para eu e os leitores do blog conhecermos!